Projeto Meu Primeiro Triathlon

logotipo_meu_1_triathlon

Regulamento do Evento – 2015 – Clique Aqui

O desafio “Meu Primeiro Triathlon” é um projeto desenvolvido pelo 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina e se destina ao incentivo da pratica esportiva (triathlon) de maneira lúdica às crianças de 5 a 12 anos. No projeto “Meu Primeiro Triathlon” todas as crianças que completam o desafio são consideradas vencedoras e sobem ao pódio mais alto para receberem a medalha de participação das mãos de um Bombeiro Militar. As inscrições são gratuitas, sendo preenchidas no site http://www.bombeiroslondrina.com.br no link específico do evento com limite de vagas. Portanto, fiquem atentos às datas divulgadas pela organização e participem desta festa.

Os objetivos do evento são:

a)    Apresentar às crianças a importância da disciplina e respeito aos símbolos nacionais (Hino e Bandeira Nacional);

b)    Homenagear os heróis olímpicos nacionais;

c)    Promover a prática do triathlon pelas crianças em distâncias exequíveis, desmistificando a complexidade deste esporte;

d)    Estimular as crianças a se espelharem nos heróis olímpicos nacionais;

e)    Estimular a participação dos pais no tempo livre das crianças;

f)     Destacar a importância dos serviços do Corpo de Bombeiros para sociedade;

g)    Proporcionar a integração da sociedade com o Corpo de Bombeiros;

h)   Promover inclusão social de crianças carentes por meio do esporte.

Histórico do Projeto:

A primeira edição do desafio “MEU PRIMEIRO TRIATHLON” foi realizada de forma gratuita e aberto a toda a comunidade infantil. Ocorreu em Dezembro de 2009, tendo grande aceitação pelo público participante (atletinhas e famílias) e repercussão na mídia. Participaram 96 crianças e cada uma acompanhada em média por mais 6 adultos.

Em 2010, as vagas foram aumentadas para 200 e mesmo assim as inscrições se esgotaram em 6 dias de divulgação, após a distribuição dos cartazes. Organizado juntamente com a RPCTV, o evento foi um sucesso. Como um dos objetivos do projeto era homenagear atletas de renome nacional, em 2010 o homenageado foi o ciclista LUCIANO PAGLIARINI que pedalou ao lado de algumas crianças durante a “provinha” e atendeu a todos os pedidos de “selfies”.

Em 2011, graças novamente à parceira com a RPCTV, as vagas foram aumentadas para 400 e mesmo assim as inscrições se esgotaram em poucos dias de divulgação, após a distribuição dos cartazes. O total de crianças inscritas foi de 420. Organizado juntamente com a RPCTV, o evento garantiu o sucesso com uma logística maior e também maior satisfação das famílias participantes. O atleta olímpico homenageado desta vez foi o nadador ROGÉRIO ROMERO que surpreendeu a todos com o seu currículo, simpatia e participação integral no evento, mostrando porque é um exemplo no esporte nacional.

Na 4ª Edição, em 2012, sacramentou a confiabilidade popular no evento com grande busca das 400 vagas disponíveis. Novamente as inscrições se esgotaram rapidamente após a divulgação na RPCTV e envio de e-mails aos participantes das edições anteriores. O total de crianças inscritas foi de 432 crianças. Novamente organizado com a RPCTV, o evento garantiu o sucesso com uma logística maior e também maior satisfação das famílias participantes. O atleta olímpico homenageado desta vez foi o maratonista VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA que foi extremamente bem recebido pelos familiares dos participantes e público que assistiam o evento. Com grande simpatia e disponibilidade, atendeu a todos os pedidos de fotografia e autógrafos.

Na 5ª Edição, em 2013, o local de realização do projeto mudou para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) devido a necessidade e interesse dos promotores em aumentar o número de participantes. Desta forma o quartel do Corpo de Bombeiros no Jardim Tókio ficou pequeno. Já a UEL possui toda uma estrutura para receber o evento com uma capacidade maior de participantes. Possuindo duas piscinas aquecidas e a pista de atletismo, os participantes tomaram todo o Centro de Educação Física (CEF). O desafio finalizava com a corrida na pista. Nesta edição foram abertas 600 vagas. O atleta olímpico homenageado nesta edição foi o velocista CLAUDINEI QUIRINO.

Em 2014, novamente na UEL, o evento registrou 640 inscritos na 6ª edição, homenageando pela primeira vez um triatleta: JURACI MOREIRA. Nos moldes da edição anterior, a solenidade de abertura foi realizada no ginásio de esporte, a natação nas piscinas aquecidas e cobertas, o ciclismo nas ruas de acesso ao CEF e a corrida na pista de atletismo.

Em 2015, O Corpo de Bombeiros oficializou a passagem da organização do evento à FEL, que por sua vez repassou para o IPEC sob a Coordenação do Sr. Sandro Henrique dos Santos, que conseguiu angariar mais recursos e recrutar o número de voluntários necessários para a realização desse grande evento. Novamente na UEL/CEFE, sob a direção do Prof. Hélio Cerassuelo, do Sr. Claudemir Facttori da FEL e da Sra. Juliana Fardim da RPC, foram registrados 600 inscritos na 7ª edição, homenageando pela primeira vez uma mulher. Foi a lutadora de Taekwondo NATALIA FALAVIGNA. Devido à reforma da pista de atletismo a corrida ocorreu nas ruas da universidade.

Confira abaixo galeria de fotos e vídeos das edições anteriores:

Edição 2015:

Assista ao vídeo da 7ª edição de 2015 clicando aqui

Veja mais fotos AQUI

Edição 2014:

Assista ao vídeo da 6ª edição de 2014 clicando aqui

Edição 2013:

Assista ao vídeo da 5ª edição de 2013 clicando aqui

Edição 2012:

Assista ao vídeo da 4ª edição de 2012 clicando aqui.

Edição 2011:

Assista ao vídeo da 3ª edição de 2011 clicando aqui.

Edição 2010:

Assista ao vídeo da 2ª edição de 2010 clicando aqui.

Edição 2009:

Assista ao vídeo da 1ª edição de 2009 clicando aqui.

Veja mais fotos AQUI